Cristãos são como a luz
Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Isaías 60:1.
É o privilégio do cristão ligar-se à Fonte da luz, e mediante esta ligação viva tornar-se a luz do mundo. Os verdadeiros seguidores de Cristo andarão na luz, como Ele na luz está, não trilhando assim um caminho incerto, tropeçando nas trevas. O Grande Mestre está impressionando Seus seguidores quanto à bênção que podem ser para o mundo, representada com o Sol nascendo no Oriente, dissipando a cerração e as sombras das trevas. A aurora dá lugar ao dia. O Sol, dourando, colorindo, e depois enchendo os céus de glória com os clarões de sua luz, é um símbolo da vida cristã. Como a luz do Sol é luz e vida e bênção a todos quantos existem, assim devem os cristãos, por suas boas obras, sua alegria e coragem, ser a luz do mundo. Como a luz do Sol afugenta as sombras da noite e derrama suas glórias sobre montanhas e vales, assim reflete o cristão o Sol da Justiça que nele resplandece.
Em face da vida coerente dos verdadeiros seguidores de Cristo, dissipar-se-ão a ignorância, a superstição e as trevas, como o Sol expele a sombra da noite. De igual maneira os discípulos de Jesus penetrarão nos lugares escuros da Terra, disseminando a luz da verdade até que os caminhos dos que se encontram em trevas sejam iluminadas pela luz da verdade. Que contraste com isso apresenta a vida do professo povo de Deus, que é como o sal que se tornou insípido! ... Esses professos cristãos destituídos de Sol, são sombras das trevas.
Todos podem ser condutos de luz, caso se liguem à Fonte de luz. Podem comunicar os brilhantes raios da luz ao mundo. Ninguém necessita fortalecer a incredulidade, falando de sombras. Toda expressão de dúvida revigora a incredulidade. Todo pensamento ou palavra de esperança, ânimo e luz e amor, robustece a fé e fortifica a alma para resistir à treva moral que existe no mundo.
Os cristãos genuínos são um cheiro de vida para vida, pois Cristo mora no seu coração. Refletindo-Lhe a imagem, são filhos da luz.
Nossa Alta Vocação